Campeonato Brasileiro Sub-40

Antes de mais nada, este post se ausenta de punch lines. Nada de Zidane na Briosa, fulaninho no América ou sicrano no Rio Branco de Americana. Essa piada é pronta e sem graça, do mesmo nível de misturar esportes olímpicos com o tráfico no Rio 2016 e o avião da Air France caindo na ilha de Lost.

Vamos falar sério: para o amante do futebol, Vieri no Botafogo-SP é a notícia do ano. Isso vale mais que qualquer bilhão do pré-sal, escolha de presidenciáveis, Nobel pra Obama etc. Só a tal história de São Januário receber os jogos de rúgbi das Olimpíadas chega perto de tamanha relevância. E se o boato da chegada do lateral Coco se confirmar, começo a contar os dias para o Paulistão 2010. Como o Nico resumiu brilhantemente, “é o Botafogo brincando de Elifoot”.

vieribotafogo

Falando em Elifoot, em um panorama econômico onde Brasil e potência viraram sinônimos, está na hora do futebol brasileiro abraçar alguma causa que fuja do esteriótipo devastador de campeonatos locais de “país exportador de talentos”. E essa causa, como Ronaldo (34) já provou e Petkovic (37) autenticou em cartório,  pode ser a de “importador de ex-grandes astros internacionais”. Brasil, tá na hora de virar o celeiro do SUB-40 internacional e, antes que baixe algum seguidor da doutrina de Mauro Cezar Pereira nos comentários, isso não é ruim. Não é confirmar um complexo de vira-lata, mas aproveitar uma oportunidade de conquistar lucros financeiros a curto prazo e garantir alegrias para torcida (mesmo que só antes dos jogadores entrarem em campo).

Um bom exemplo é o Kluivert (33).  Todo mundo que passou tardes em 98 no melhor game de estratégias da história sabe o que ele representa. Pois bem,  o holandês se aposentou no Lille, clube que já está dando pistas de luta contra o rebaixamento no, sempre chato, campeonato Francês desta temporada. Agora sãopaulino, flamenguista, palmeirense, atleticano, ou companheiro botafoguense (do Rio) pense o que seria Kluivert no seu ataque.  Só de imaginar me arrepio… Lúcio Flávio, Batista, André Lima, Jobson e Kluivert, lágrimas me vem aos  olhos.

patrick-kluivert

Não seria um ótimo parceiro do Carlinhos Bala?

É tirar o cara da aposentadoria e transformá-lo no carro-chefe do Brasileirão. Ao lado de Ronaldo e D´alessandro, ser sua maior estrela. E não me venha com esse papo de “não tem dinheiro”. Leandro Amaral está parado no Fluminense há tempos, mas mesmo assim continua ganhando R$ 280 mil todo santo mês. Dá pra se esforçar e trazer um cara desses ainda com a ajuda da sempre cabal justificativa de “jogada de marketing”. Afinal o rapaz iria vender muito mais camisa e levar muito mais gente ao estádio do que Leandro.

Isso sem falar de Okocha, Sol Campbell, Lizarazu, Trezeguet, Overmars e cia. limitada. Dirigentes, transformem isso aqui no berço esplêndido de quem dava alegria em 2001. Se o Santa Cruz pode ter desfilando em seu gramado Vieri, em um campeonato que nem é o mais importante do país, o Aflitos merece o Figo.  Sem mais, aquele abraço.

4 Responses to “Campeonato Brasileiro Sub-40”


  1. 1 Mini-Crítico 28/10/2009 às 7:02 PM

    Polêmica: Petkovic é um astro internacional?
    Independentemente da resposta, azar do futebol europeu e da seleção sérvia, que sempre optou pelo pragmatismo jorgewagneriano de Stankovic à magia de Pet.

  2. 3 Hidetoshi Nakata 29/10/2009 às 12:44 PM

    Aguado plopota

  3. 4 victor 30/10/2009 às 12:15 AM

    Boa idéia. Adoraria ver Maboula Lukunku jogando na Ponte Preta também.. Ou quem sabe Shalimov no Bangu..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




//twitter.do.hygino

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

//twitter.do.nico

//twitter.do.tico

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

//naftalina


%d blogueiros gostam disto: