Tô com uns projetos aí.

Já que o assunto é Los Hermanos, não posso deixar de comentar a fase “Tô com uns projetos aí” do Marcelo Camelo. Não sou a pessoa mais recomendável deste blog para falar dos Hermanos. Nunca fui um fã de carteira do grupo, mas reconheço que ela foi a banda mais relevante musicalmente no Brasil nesta última década.

Nesse “recesso por tempo indeterminado” (leia-se, paramos por uns anos, mas quando voltarmos em um cd especial da MTV seremos mais geniais do que nunca) o Amarante resolveu virar um conceito internacional, “o novo vanguardista vindo do Brasil”, papel que esta desempenhando muito bem no brilhante Little Joy e o Camelo entrou de vez no seleto grupo dos neo-mpb. Beleza. Até aí bacana – Um cd solo interessante intitulado “Sou-Nós”, com capa construtivista modernapacarai, participações honrosas de gente como Dominguinos e elogios de todos os lados.

Mas, aí em duas semanas o cidadão nos apresenta dois projetos “experimentais” que, sinceramente, soam como algo sem pé nem cabeça. Um é Os Imprevisíveis, onde ele e mais 3 músicos frequentadores da Fundição Progresso e Circo Voador fazem um amaranhado de sons sem nenhuma ligação numa parada meio Carlinhos Brown de Copacabana ou Tom Zé fazendo com que uma Havaiana vire instrumento musical. Se isso não fosse o bastante o cara me vem com uma tal Orquestra Youtube onde aleatoriamente abre um monte de vídeos do site e grava isso como se fosse conceitualmente genial, algo no estilo Instalação Musical da Bienal incompreendível para o intelecto de 11 em cada 10 brasileiros.

Das duas uma, ou ele realmente está levando a sério essas pirações tentando se confirmar artista diferenciado, experimentalista, a frente do seu tempo ou ele está tirando onda, tirando ondinha, com o Terra Samba. Sinceramente, me apego a segunda e a vejo na seguinte lógica:

O cara é bom, isso ninguém nega e ele sabe o quão é bem quisto pela crítica nacional. Tudo que ele fez na vida foi edificado pela crítica em patamares que colocaram os Los Hermanos no hall das maiores bandas de todos os tempos do Brasil. Então porque não gozar com isso? Se tudo que eu faço é elogiado, vou tirar onda, vou testar o quanto genuíno e sincero é a opinião sobre minha música, vou “filtrar” quem realmente entende o que quero passar e quem vira um loshermanozete por inércia, capiche?

Essa teoria se torna evidente pra mim na entrevista que ele concedeu ao blog MPB Player do site do O Globo. Perguntado sobre o prazer que ele tem em fazer essas novas obras, respondeu que “Essa música e a dos Imprevisíveis fica reverberando em meu coração antes durante e depois de tocá-la propondo um espelho mais amplo, mais de acordo com a multiplicidade e sobreposição dos meus sentimentos” e completa que a síntese da Orquestra Youtube é “tocar internet” e o objetivo dela é “dominar o mundo”. Cara, é só ter o mínimo de bom-senso para notar que isso é zoação pura e aplicada que se se confirmada realmente, ao menos para mim, colocará o Campelo entre os caras que mais admiro nesta Brasila.

Ouçam os “projetos” e tirem com seus próprios ouvidos suas conclusões:

Os Imprevisíveis:

Orquestra Youtube:

Até a próxima.

4 Responses to “Tô com uns projetos aí.”


  1. 1 chuck 16/11/2008 às 11:19 PM

    mas o pior de tudo é namorar com a mallu magalhães..

  2. 2 Bobo,feio e chato. 19/11/2008 às 8:05 PM

    *banda mais relevante da década para a música brasileira (incluindo projetos paralelos) – Nação Zumbi*

    Marcelo Camelo tem que ouvir muito Tom Zé ainda…

  3. 3 Anonymous 20/11/2008 às 1:36 AM

    o pior de tudo é que mallu merdalhães chera bosta e marcelo camelo é um maconheirinho otário. que se acha hype.
    listen to black sabbath, fools.

  4. 4 Victor Meira 24/11/2008 às 1:47 AM

    Boa Caju. Falou bem.

    Pra falar a verdade, não gostei nem do sou/nós. Achei fraquinho. Perto do Little Joy é péssimo.

    Abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




//twitter.do.caju

//twitter.do.hygino

//twitter.do.nico

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

//twitter.do.tico

//twitter.do.michel

//naftalina


%d blogueiros gostam disto: