Relembrando X

O Décimo Relembrando é especial. Dessa vez não falarei de um One Hit Wonder, mas sim de um cara que emplacou duas músicas em todo o mundo, e que em 1999, por causa de um câncer, nos deixou, o que fez com que sua carreira ficasse perdido no ostracismo. Você que tem seus 20 e poucos anos e que lembra muito bem da década de 90 com certeza irá se arrepiar, ou ao menos rir, da figura que tenho prazer de relembrar:


John Scatman

Um senhor, tiozão mesmo, de bigodinho e tudo, nos meados da década de 90 fez todas as baladas do mundo se renderem a músicas cujos refrões são, digamos na forma culta da língua portuguesa, onomatopéias. Isso mesmo, um monte de sílabas que nada tem a ver com a outra (bem parecido daquele jeito que você caro leitor improvisa ao cantar uma música que não sabe a letra) , mas que embaladas por uma melodia fazem um som no mínimo curioso. Mais curioso ainda se essa melodia for dance, naquele estilão 7 melhores da Pan. Ele, John Paul Larkin, californiano, era gago quando criança. Mas, ainda sim queria por quer queria virar cantor. Encontrou então essa forma de cantar improvisada no Jazz, mais precisamente na Scat-Singing, uma vertente do ritmo de New Orleans caracterizada pelo dizer de sílabas avulsas para fazer um som.

Com o passar de sua carreira o figurão se mostrou um belo marqueteiro, enxergando a oportunidade de fazer sucesso unindo scat-singing com o dance europeu, cada vez mais influente em todo mundo. Criando um personagem, o John Scatman e um mundo que seria a temática de suas músicas, o ScatmanWorld, o rapaz criou dois clássicos que qualquer futura balada que abraçará a causa do trash 90 (isto é uma previsão, dentro de poucos anos com certeza irá se confirmar) irá tocar. Bons nostálgicos arrepios:

Até a Próxima.

Já passaram pelo Relembrando: Tarkan, Cogumelo Plutão, Twister, Mario Veloso, Tiazinha, Braga Boys, El Simbolo, Et e Rodolfo e Lara Fabian.

Anúncios

1 Response to “Relembrando X”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




//twitter.do.caju

//twitter.do.hygino

//twitter.do.nico

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

//twitter.do.tico

//twitter.do.michel

//naftalina


%d blogueiros gostam disto: