Vozes do além no seu celular

Me fala o nome do primeiro país que veio à sua cabeça que só tem gente esquisita. Eu respondo sem pestanejar: Papua Nova-Guiné. Mentira. Lógico que pensei no Japão. Afinal, este país é a pátria mãe dos freaks. Diariamente, dezenas, centenas, milhares de inutilidades são inventadas e produzidas na terra do sol nascente. Jogos de fliperama bizarros, pessoas que são um tanto quanto bizarras, enfin, tudo no Japão parece ser estranho, como se eles vivessem no mundo do espelho. Aqueles clichê que fala sobre a diferença do Japão em relação ao resto do mundo vir do fato de que os nipônicos foram uma cultura fechada por tanto tempo (milênios) e que sofreu um processo severo de aculturação em meio século pelos EUA é, acredito, aceitável. Mas eles exageram. Como neste case abaixo.

Se tem uma coisa que os ancestrais falam para brincar, é com a morte. A passagem desta para melhor é um momento ritualístico respeitado no mundo inteiro. A ida ao túmulo de seu ente querido é um momento de introspecção e nostalgia. Para os japoneses, visita a cemitério é ritual religioso. Normalmente eles levam flores para os túmulos dos ancestrais no primeiro dia da primavera e no primeiro dia do outono. Pensando nisso, uma empresa japonesa fabricante de lápides lançou um túmulo utilizando tecnologia QR Code (código de barras em 2D).


Vendo que as visitas são curtas (afinal, os japas têm que ir trabalhar que nem malucos nas empresas), cerca de 30 minutos, a empresa Ishinokoe K.K. tentou estender o tempo de permanência dos visitantes com a utilização dessa tecnologia de código de barras. Quando as pessoas visitarem os túmulos, elas poderão acessar dos seus celulares as informações e recordações deixadas pelos seus ancestrais e até mesmo ouvir a voz da pessoa. Além disso, todos os registros sobre a visita, como quem e quando visitou, podem ser encontrados no site. “É uma espécie de “túmulo falante”, com o intuito de fazer a parte nostálgica da ida ao cemitério mais agradável”. É a voz da empresa, eu não acho agradável ouvir a voz de um morto. Nem morto (pegaram?).

Quanto às vendas desta bizarrice, não tenho idéias, mas acredito que os japoneses vão comprar. Eles são bem consumistas.

Hasta!

2 Responses to “Vozes do além no seu celular”


  1. 2 Anonymous 10/04/2008 às 4:32 PM

    que horror!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




//twitter.do.caju

//twitter.do.hygino

//twitter.do.nico

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

//twitter.do.tico

//twitter.do.michel

//naftalina


%d blogueiros gostam disto: